Engenharia de Bioprocessos – Bacharelado

Ingresso por ano

Diurno

3.600h

O engenheiro de bioprocessos utiliza conhecimentos de matemática, química, física e biologia para inovar e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego em larga escala de enzimas e/ou células vivas. Converte, de forma eficiente e segura, matérias-primas naturais em fármacos, alimentos, bebidas e combustíveis.

Avaliações do Mercado

Sobre o mercado

No mercado de trabalho observa-se um dinamismo cada vez maior. A procura por profissionais, capazes de se adaptarem rapidamente às modificações que ocorrem com uma frequência cada vez mais intensa, indica a necessidade de currículos preocupados com a formação dos alunos e não com a sua informação. Assuntos voltados aos chamados fundamentos da engenharia (termodinâmica, cinética, fenômenos de transporte), aliados às áreas de ampla aplicação na área biotecnológica como Bioquímica, Biologia molecular e Celular, biofísica e Microbiologia, abordando dimensionamento de unidades, obtenção de bioprodutos, separação e controle e ainda assuntos ligados à gestão e ao meio ambiente, representaram pontos que nortearam a proposição do presente Currículo.

Características da estrutura curricular

1. Pequena carga horária média, não somente em termos do número de horas, mas também em relação ao número de disciplinas por período, permitindo mais tempo para estudo por parte dos alunos;

1. Realização do Estágio Curricular Obrigatório, com uma disponibilidade para o aluno realizá-lo nos últimos dois períodos, conforme consta da grade curricular;

1. nova organização para um Trabalho de Final de Curso, agora com a possibilidade deste trabalho ser realizado em um ano;

1. Realização de um trabalho de final de curso a ser realizado ao longo de um ano;

1. Flexibilidade nas disciplinas eletivas, inclusive com eletivas de escolha livre;