Sobre a inscrição em disciplinas

Como se inscrever em disciplinas?

No primeiro período, a coordenação do curso realiza as inscrições das disciplinas. A partir do segundo período, as inscrições são realizadas pelo(a) aluno(a) no Portal UFRJ.

A inscrição ocorre em três fases: inscrição, alteração e trancamento. Cada uma tem seu período definido pelo calendário acadêmico.

Quais são os critérios de prioridade usados na inscrição em disciplinas?

• Curso: a prioridade é dada aos alunos matriculados no curso para o qual a turma está sendo oferecida. Em seguida, os alunos da mesma unidade têm prioridade, seguidos pelos alunos do mesmo centro e, por último, os alunos do restante da Universidade.
  • Periodização: os alunos que estão no período para o qual a disciplina é recomendada têm prioridade. No caso de disciplinas eletivas, a periodização não é considerada como critério.

Além disso, existem os critérios variáveis, que são determinados pelo coordenador do curso:

• COA e CRA: os alunos com maior COA (créditos obtidos acumulados) e CRA (coeficiente de rendimento acumulado) têm prioridade.
  • Turno: a prioridade é dada aos alunos cadastrados no turno específico para o qual a turma é oferecida ou para alunos matriculados no turno integral.