Novo site da EQ
24/11/2023
Com o lançamento do novo site, este deixará e ser atualizado a partir da data de 24/11/2023
Saiba mais
Ao Corpo Social da Escola de Química, Informamos que na próxima quarta feira, dia 12/01/2022, será realizada a avaliação da Promoção para a Classe E - Profa. Titular - da Prof. Maria Letícia Murta Valle. O cronograma do processo de avaliação encontra-se a seguir e informamos que todas as atividades públicas serão transmitidas pelo Canal do YouTube da Escola de Química. 11h - 11h10: Instalação da Banca (sessão pública) 11h10 – 11h50: Análise do relatório de atividades da candidata (sessão reservada) 11h50 – 12h: Divulgação da avaliação do relatório de atividades (sessão pública) 13h – 15h: Defesa do Memorial (sessão pública) - 15h10 – 17h: Apresentação da conferência: Estabilidade oxidativa do biodiesel e de suas blendas com o diesel (sessão pública) 17h10 - Divulgação do resultado (sessão pública) Atenciosamente, -- Diretoria da Escola de Química / UFRJ Tel: 3938-7040 / 7038
Atividades na EQ até 21/01/22
Diante da recomendação de Reitoria da UFRJ de retorno às atividades remotas até 31/01/2022 em função do grande número de casos de gripe e de Covid em nossa cidade, a Direção da EQ, considerando as questões de biossegurança e com objetivo de encontrar uma forma de prejudicar o mínimo possível as atividades de ensino nas turmas de graduação de 2021/2 exclusivamente presenciais, decide:
1. Manter atividades normais como já programadas nesta sexta-feira, dia 07/01/2022;
2. Voltar a forma de operação da EQ usada em outubro de 2021, ou seja, predominantemente atividades remotas, com possibilidade de atividades presenciais em pesquisa que não possam ser paralisadas e em atendimentos administrativos que passam a ter que ser agendados. A EQ operará desta forma por 15 dias, de 10/01/2022 a 21/01/2022, com os portões fechados e regras de biossegurança já bem conhecidas;
Durante este período de 15 dias, a Direção juntamente com as Coordenações de Graduação e Chefias de Departamento avaliarão a possibilidade de continuidade das atividades nas turmas inicialmente exclusivamente presenciais, em outra modalidade ou não, e também se o período de atividades preferencialmente remotas será estendido. Desta forma, fica suspensa a contagem de presença nas turmas presenciais durante este período de 15 dias.
Conforme definido no Plano de Retorno da EQ, a cada semana estamos avaliando as condições e novas necessidades vêm sendo implementadas, tentando preservar tanto a saúde de nosso Corpo Social, como o andamento das atividades acadêmicas.
Direção da Escola de Química
Este documento apresenta o plano de retorno presencial gradativo das atividades administrativas e didáticas nas dependências físicas da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Assista ao vídeo a partir de 2:48:10
MOÇÃO DE PESAR
A Congregação da Escola de Química manifesta sua solidariedade e
encaminha a presente MOÇÃO DE PESAR à família da Profa. Maria
da Conceição Finamore Carlos de Oliveira, pelo seu falecimento,
ocorrido em 21 de setembro de 2021.
A Profa. Conceição graduou-se em Química pela Universidade
Federal Fluminense e foi, até 1980, professora das Universidades
Santa Úrsula e Veiga de Almeida e também da Escola Técnica
Federal Celso Suckov da Fonseca (CEFET). Em 1980, ingressou
como professora de Corrosão no Departamento de Processos
Inorgânicos, trazida pelo saudoso Prof. Vicente Gentil, de quem foi,
por muitos anos, assistente. No período de 1990 a 1993, foi Chefe do
Departamento de Processos Inorgânicos, durante a gestão do Prof.
Ricardo Medronho como Diretor da Escola de Química. Este foi um
período de importantes mudanças no Departamento, capitaneadas
pela Profa. Conceição, quando, por exemplo, foram construídos
quatro novos laboratórios.
Aos seus familiares, principalmente a seu esposo e filhos, nossas
mais sinceras condolências, reiterando que esta egrégia
Congregação não poderia deixar de se associar ao pesar da família.
Em 24/09/2021,
Congregação da Escola de Química
A seção com os pareceres normativos também pode ser acessada através do menu superior do site, dentro do item Estrutura, logo abaixo de Resoluções
Fábio de Souza Leite graduou-se Químico Industrial na então Escola Nacional de Química,
em 1949. Mais tarde, após a criação do curso de Engenharia Química, graduou-se em 1957,
também Engenheiro Químico. Trabalhou na GE e na Shell, e foi fundador da Spuma Indústria
Química, com fábricas no Rio de Janeiro e em Manaus.
Sua contribuição na área de detergentes
biodegradáveis foi notável, tendo sido um dos primeiros profissionais brasileiros a se dedicar a essa
área. Começou a atuar na área acadêmica ainda nos anos 60, lecionando a disciplina de
eletrotécnica na Escola de Química. Foi ainda vice-diretor da Escola de Química na década de 90.
Fábio de Souza Leite era um docente entusiasmado. Ao transferir-se para o Departamento de
Processos Orgânicos, passou a dar aulas de Processos Orgânicos e a ministrar inesquecíveis
aulas sobre detergentes, nos quais era uma indiscutível autoridade.
Era muito querido pelos alunos
que não raro o seguiam depois das aulas para desfrutar de sua invulgar cultura sobre processos
químicos.
Era um exímio contador de histórias, um ser humano de raras qualidades morais, um
colega sempre disposto a ajudar. Deixa um legado para todos os profissionais da Química que
tiveram o privilégio de conviver com ele, bem como sua filha Sônia Cabral de Menezes, ex-aluna da
Escola de Química, brilhante pesquisadora e autoridade internacional em RMN.
Deixará muitas saudades, mas, sobretudo, um exemplo ímpar de um profissional sério, cuidadoso, meticuloso e
grande amigo de todos que o cercavam.
Direção da EQ
Posicionamentos pessoais de profissionais ligados à UFRJ não podem ser considerados posicionamentos oficiais da Universidade
Atividades desenvolvidas na Escola de Química durante o período de afastamento social, com as aulas presenciais suspensas, para acolher e manter seus alunos integrados com a Unidade. Como exemplos, são apresentadas participações nos GTs de apoio às atividades emergenciais da UFRJ, palestras organizadas com assuntos de interesses dos alunos de graduação, entrevistas com docentes e integrantes da administração da UFRJ, visitas virtuais e outras, cujas gravações, quando autorizadas, foram disponibilizadas em canal no YouTube da Escola de Química.
Veja a lista das lives realizadas pela Escola de Química da UFRJ, principalmente, durante o período da pandemia de 2020.
Protocolo de medidas mínimas para retorno voluntário das atividades essenciais e urgentes de pesquisas nos laboratórios da Escola de Química da UFRJ.
Atenção: Estes itens não eliminam o risco de contágio por COVID-19. O retorno é uma decisão individual, voluntária e deve ser feita consciente dos riscos existentes. Somente atividades essenciais e urgentes devem ser realizadas em modo presencial.
Atenção: Este protocolo não deve ser adotado para realização de aulas de graduação ou pós-graduação.
A EQ manterá suas portas principais fechadas, face ao baixo fluxo de pessoas pelo prédio do CT.
As atividades laboratoriais podem ser realizadas conforme necessidade de cada laboratório e sob orientação do professor responsável pelo mesmo. Deve ser lembrada a necessidade de todos nós estarmos atentos às normas de segurança já divulgadas para dias especiais e também agora em função do Covid19. O acesso será preferencialmente pelo portão da frente do segundo andar do Bloco E.
As atividades administrativas na EQ funcionarão em sistema de plantão on-line, com os endereços a seguir discriminados por assunto.
Atendimentos presenciais serão realizados individualmente, de forma excepcional e com a devida justificativa de pertinência, na sala da direção, E-201 (acesso pelo portão de frente do segundo andar). Esse atendimento deverá ser agendado, após contato com o setor demandante, pelo e-mail: contato@eq.ufrj.br
Todos os atendimentos por e-mail seguirão o horário comercial 08h às 17h.
Conheça a resolução 02/2020 que define atividades presenciais na Escola de Química em função das determinações da Administração Central para combate à epidemia do Coronavírus na UFRJ.
Sem vacina ou medicamento, não haverá retorno das aulas presenciais.
A Escola de Química, em parceria com a Coppe, o Instituto de Química e a Faculdade da Farmácia participa da força-tarefa para produção de álcool 70% para os 9 hospitais do Complexo Hospitalar da Instituição. Alojamento estudantil, setor de transporte e grupos que estão trabalhando no enfrentamento à Covid-19 também estão recebendo o produto. Neste vídeo, a professora Fabiana Valéria da Fonseca, vice-diretora da EQ, dá detalhes dessa força-tarefa que está unindo a UFRJ.
A Diretoria da EQ/UFRJ agradece a todos que contribuíram para a elaboração de nosso Novo Regimento e informa que a partir de 20/02/2020, oficialmente, o novo Regimento passa a vigorar.
Informa, também, que os artigos 74 e 75 já começaram a ser contados, tendo seu prazo final em 18/08/2020.
A Direção da EQ recebe a notícia do falecimento recente do ex-aluno e colaborador voluntário Richard Arthur Menzel com tristeza.
Apresenta os sinceros votos de pesar e se une a familiares e amigos para desejar força aos mais próximos para ultrapassarem este momento de dor e pesar.
Menzel participou como aluno do mestrado no Departamento de Processos Orgânicos da EQ nos primórdios da atuação da EQ na pós-graduação, ainda na av Pasteur, e posteriormente colaborou de forma voluntária em disciplinas práticas também do DPO na Cidade Universitária.
Tinha muita experiência e conhecimento em processos orgânicos, pela sua atuação na indústria química/farmacêutica.
Direção da EQ
Período de inscrição em disciplinas, início das aulas, prazo para trancamento de disciplinas etc.
Nesta página você pode conhecer mais sobre como a equipe de coordenação atua para atender as demandas e desafios na administração dos cursos de graduação da Escola de Química.
Prezados(as) alunos(as),
Pedimos a todos que ainda não tem um e-mail institucional que cliquem no botão abaixo e preencham o formulário solicitando a criação de uma conta @eq.ufrj.br
Estudantes e educadores em instituições qualificadas podem se inscrever para receber o Office 365 Educação, que inclui Word Online, Excel Online, PowerPoint Online, OneNote e agora o Microsoft Teams, além de outras ferramentas para a sala de aula virtual.
ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.
ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.
ATENÇÃO: Para solicitar quaisquer requerimentos à Secretaria de Graduação, não será mais necessária abertura de processo físico no protocolo da EQ, basta preencher o formulário correspondente.
O Processo de Revalidação se inicia no Protocolo do CT, que encaminha o processo à EQ. Os interessados devem, primeiramente, baixar os formulários disponíveis no site da Decania do CT - www.ct.ufrj.br
Após o preenchimento os interessados devem comparecer ao protocolo do CT com os seguintes documentos:
Do andamento do processo
Recebido o processo, o SAG o encaminha à Comissão;
A Comissão avalia, elabora um parecer e encaminha à congregação;
Após a homologação do parecer pela Congregação, entramos em contato com a parte interessada e informamos o deferimento/indeferimento do pedido e as providências subsequentes.
ATENÇÃO: existe um prazo para a conclusão, estabelecido pela Resolução n°02/2005 do CONSUNI:
Artigo 13 - A universidade deve pronunciar-se sobre o pedido de revalidação no prazo máximo de 6 (seis) meses da data de recepção do mesmo, fazendo o devido registro ou devolvendo a solicitação ao interessado, com a justificativa cabível.
§1°
Da decisão que indeferir o pedido de revalidação, caberá recurso ao
Conselho de Ensino de Graduação, a ser interposto no prazo de 15 dias,
a partir da publicação da decisão no boletim da UFRJ.
§2°
Esgotadas as possibilidades de acolhimento do pedido de revalidação
pela universidade, caberá recurso à Câmara de Educação Superior do
Conselho Nacional de Educação.
Prezados alunos,
O processo de solicitação de creditação de Atividades Complementares Especiais (ACE), está sofrendo algumas alterações:
Prezado aluno, veja em Graduação/Trabalho de Final de Curso o protocolo que deve ser seguido para a realização de inscrição em trabalho de Final do Curso durante a suspensão do calendário acadêmico determinada pelo CEG.
A Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EQ/UFRJ está com inscrições abertas para 4 vagas no Concurso Públicos para Professor da Carreira de Magistério Superior nos seguinte setores:
Departamento de Engenharia Química:
Edital nº 860 de 20 de dezembro de 2017
Departamento de Engenharia Química/EQ-UFRJ
Prezados candidatos, corpo social da Escola de Química da UFRJ e demais interessados no concurso supra, informamos que por motivo de força maior e também por necessidade de afastamento social de pessoal da comissão julgadora que teve contato recente com infectados pelo vírus causador da COVID-19, a aditividade presencial prevista para esta quarta-feira, dia 11 de agosto de 2021, está adiada.
Nova data para esta etapa do certame será oportunamente divulgada.
Edital nº 860 de 20 de dezembro de 2017
Departamento de Engenharia Química/EQ-UFRJ
Assista ao vivo em:
Link
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO A, DO Setor de Tecnologias da Indústria Química Inorgânica do Departamento de Processos Inorgânicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MC- 090 DO EDITAL 953/2019, etapa realizada em 02/08/2021
Provas dos candidatos:
Camila Guindani
Chaline Detoni
Flávio De Almeida Lemos
Gabriel Batalha Leoni
Maria Candida Moreira De Almeida
Sara De Carvalho Zago
Tatiana Fernandes De Oliveria
Thiago Marconcini Rossi
Queremos convidar a todos para Divulgação pública do resultado do concurso público para prof. adjunto A - Vaga MC-089 - DEQ/EQ/UFRJ
Hoje, 28 de julho de 2021, às 15h
A transmissão será realizada pelo canal do Youtube da Escola de Química, link abaixo
https://youtu.be/rSs_ycovIYw
Provas dos candidatos:
Alexandre Mendonça Teixeira
Amanda Fernandes Silva
Felipe Souto Da Silva
Flávio Da Silva Fancisco
Processo Seletivo 2021/1 para pré-seleção de candidatos ao programa CAPES/BRAFITEC de intercâmbio acadêmico, com possibilidade de bolsa.
Previsão para início do intercâmbio em setembro de 2021 e duração de dois semestres acadêmicos.
Inscrições até 28/03/2021
Inscrições ENCERRADAS
Inscrições ENCERRADAS
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS COM BOLSA:
O Laboratório de Materiais e Propriedades Mecânicas do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL / Unidade Fundão seleciona 1 (um) estagiário (a) de nível superior cursando Química (Industrial, Licenciatura ou Bacharelado) ou Engenharia Química, e tenha interesse em trabalhar na área de Química.
Este edital torna público que estão abertas as inscrições no processo seletivo
para distribuição de bolsa de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM
PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE
BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa
de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto
com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Poderão se inscrever no processo seletivo, de acordo com a ênfase escolhida,
alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de Graduação da UFRJ:
Engenharia de Bioprocessos e Química Industrial, de forma complementar alunos
dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo.
DESCRIÇÃO DA VAGA
Bolsista II Edital 025/2022.
Você tem interesse em atuar em um time multidisciplinar,
colocar em prática seu conhecimento e aprender cada
dia mais como Bolsista?
Entre neste link para ter acesso ao Edital 025/2022:
https://acrobat.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:7d73ff43-e291-496b-83ff-a60050683d68
Se sim, temos uma oportunidade para você!
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
No dia a dia, você vai:
I) Revisão da literatura técnico científica;
II) Levantamento de artigos e patentes;
III) Leitura dos artigos e patentes levantados;
IV) Elaboração de roadmaps tecnológicos;
V) Elaboração dos guias para realização dos contatos telefônicos;
VI) Realizar a análise aprofundada das informações levantadas;
VII) Elaboração de relatórios.
REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
E o que você precisa para isso?
- Bolsista II: Profissional com título de graduação e
mestrado em ENGENHARIA QUÍMICA, FARMÁCIA, QUÍMICA,
ENGENHARIA INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS,
ENGENHARIA DE ALIMENTOS, BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA DE PETRÓLEO,
ENGENHARIA DE MECÂNICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PROCESSOS
QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENERGIA, BIOENERGIA,
PROPRIEDADE INTELECTUAL ou INOVAÇÃO e comprovada experiência
em atividades de pesquisa,
desenvolvimento ou inovação na área de execução do projeto.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os benefícios temos para te oferecer:
· Bolsa Valor R$ 3.500,00.
· VR 20,00 ( por dias trabalhados).
Mais algumas informações:
Temos duas unidades no Rio de Janeiro, uma no Parque Tecnológico, localizada na Cidade Universitária
da UFRJ, na Ilha do Fundão e outra na Barra da Tijuca.
Para as nossas oportunidades, não fazemos distinção de cor, naturalidade, identidade de gênero, deficiência...
o que importa de verdade são as habilidades necessárias e estar disposto a novos desafios e aprendizados diários!
Venha fazer parte do nosso time!
QUEM SOMOS?
O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é um dos cinco maiores complexos de educação
profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da
indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.
CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL
SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT é o indutor tecnológico para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros da Indústria
Têxtil e de Confecção, sendo um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento
aplicado à cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, com 4 unidades localizadas no Rio de Janeiro.
Este edital torna público que estão abertas as inscrições no processo seletivo
para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM
PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE
BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa
de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto
com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Poderão se inscrever no processo seletivo, de acordo com a ênfase escolhida,
alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de Graduação da UFRJ:
Engenharia Química; Engenharia de Bioprocessos; Química Industrial ou Engenharia
de Petróleo
Em 2022, o XXIII Simpósio Nacional de Bioprocessos- SINAFERM e o XVI Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas – SHEB juntam-se ao XIV Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática – ENZITEC.
O SINAFERM é um evento consolidado na área de Bioprocessos por reunir, diversos pesquisadores, profissionais e estudantes para atualização técnico-científica em Biotecnologia Industrial. Agregar novas abordagens em Biologia Sintética e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios dessa edição. O uso da Biotecnologia Industrial como uma importante ferramenta multidisciplinar de desenvolvimento de tecnologias baseados nos processos biomoleculares e celulares, envolvendo tecnologias enzimáticas, química sustentável, engenharia bioquímica e bioinovação permite criar ou modificar produtos e resolver necessidades da sociedade.
Após a primeira edição do evento que ocorreu em São Paulo, em 1964, com a denominação inicial de Simpósio Nacional de Fermentações, o SINAFERM agregou muitos interesses, principalmente na área de tecnologias alternativas para o aproveitamento de biomassas e de biocombustíveis, tornando-se junto com o SHEB o maior evento em bioprocessos do país. As edições mais recentes do SINAFERM-SHEB ocorreram em Fortaleza – CE (2015), Aracaju -SE (2017) e Uberlândia – MG (2019), contando em média com cerca de 450 congressistas e a apresentação de 500 trabalhos.
O Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática (ENZITEC) trata-se de um tradicional evento na área de Enzimologia que ocorre no Brasil desde 1993. O ENZITEC é o evento de maior importância na área de Enzimologia realizado no país. As edições anteriores do ENZITEC ocorreram em Caxias do Sul (2016) e Florianópolis (2018), contando com uma média de 300 participantes.
Em função da pandemia da COVID-19, o ENZITEC retorna ao seu berço, o Rio de Janeiro para a realização conjunta com o SINAFERM – SHEB e desta forma poder maximizar os benefícios a todos os participantes com uma agenda científica e tecnológica mais multidisciplinar e rica. Espera-se que essa edição conjunta possa proporcionar aos participantes do evento, discussões profícuas nas áreas da biotecnologia industrial, bioeconomia e bioinovação, além da renovação da rede de contato profissional.
Link para inscrição em https://sinafermshebenzitec2022.galoa.com.br/inscricoes/
A Escola de Bioprocessos é um evento que acontece dentro do SINAFERM-SHEB-ENZITEC 2022. Está programado para ocorrer de forma on-line entre os dias 22 à 26 de Agosto. As inscrições para os cursos da Escola de Bioprocessos são independentes das inscrições no SINAFERM. Para participar dos cursos da Escola de Bioprocessos você não precisa estar inscrito no SINAFERM.
Esse evento tem o objetivo de transmitir conhecimento e experiência com profissionais da área de bioprocessos de empresas, instituições de pesquisa, instituições de ensino para um público composto desde estudantes de graduação até profissionais que buscam um aperfeiçoamento.
É um evento 100% virtual e contará com a participação de pesquisadores de empresas como INFORS, WATERS, NOVOZYMES, INTELLIGEN, PROTIMIZA, STAR-UPS BIOSOUL e BIOBEADS e instituições renomadas como INPI, CETEM, FIOCRUZ e UFRJ.
Prazo de inscrição até 31.07.2022
Limite de vagas: 50
Link para inscrição em https://sinafermshebenzitec2022.galoa.com.br/escola-de-bioprocessos/
VAGAS:
Código da Disciplina |
Nome da Disciplina |
No de monitores bolsistas |
Inscrições até |
Email para inscrição * |
EQE 364 |
Cin. Quim de Reatores |
1 |
16/03 |
|
EQE 473 |
Operações Unitárias I |
1 |
18/03 |
|
EQE 482 |
Operações Unitárias II |
1 |
18/03 |
|
EQE 357 |
Mecânica dos Fluidos |
1 |
18/03 |
|
EQE 476 |
Transferência de Massa |
1 |
18/03 |
|
EQE 486 |
Planejamento e Aval de Projetos |
1 |
18/03 |
* No corpo do texto, informar: Nome completo, DRE, email, telefone de contato. Anexar histórico escolar.
REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Aprovação na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
OBS: Os alunos que cursaram a disciplina em 2021/2 poderão participar do processo seletivo desde que na época da entrega da documentação comprovem aprovação na disciplina com média igual ou superior a 7,0.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos à monitoria serão selecionados por prova de conhecimento e pelo rendimento acadêmico.
A seleção será realizada de forma remota, em data a ser informada por email aos alunos inscritos.
DIVULGAÇÂO DOS RESULTADOS:
A partir de 21/03
Área de anexos
Edital
Veja mais na página de intercâmbio
Resultado após interposição de recursos
Acesse para mais informações
Resultado
Edital
Acesse para mais informações
Este edital torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no
processo seletivo para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de
CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE
PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ,
vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRHANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados nos
seguintes cursos de Graduação da UFRJ: Engenharia Química; Engenharia de
Bioprocessos; Química Industrial ou Engenharia de Petróleo
Edital nº 860 de 20 de dezembro de 2017
Departamento de Engenharia Química/EQ-UFRJ
Prezados candidatos, corpo social da Escola de Química da UFRJ e demais interessados no concurso supra, informamos que por motivo de força maior e também por necessidade de afastamento social de pessoal da comissão julgadora que teve contato recente com infectados pelo vírus causador da COVID-19, a aditividade presencial prevista para esta quarta-feira, dia 11 de agosto de 2021, está adiada.
Nova data para esta etapa do certame será oportunamente divulgada.
Edital nº 860 de 20 de dezembro de 2017
Departamento de Engenharia Química/EQ-UFRJ
O programa ANP para formação de recursos humanos em Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis está com oportunidade de bolsa para alunos da UFRJ de:
- Graduação em Engenharia Ambiental
- Graduação em Engenharia Química
- Graduação em Engenharia de Petróleo
- Graduação em Engenharia Elétrica
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Ambiental (PEA/POLI+EQ)
- Mestrado e Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB/EQ)
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Elétrica (PEE/COPPE)
Ao todo, são 5 bolsas para graduação, 2 para mestrado e 1 para doutorado.
O aluno deverá ser orientado por um dos professores do corpo docente do PRH-17.
Edital completo
Prorrogação do calendário
Retificação do edital
Assista ao vivo em:
Link
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO A, DO Setor de Tecnologias da Indústria Química Inorgânica do Departamento de Processos Inorgânicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MC- 090 DO EDITAL 953/2019, etapa realizada em 02/08/2021
Provas dos candidatos:
Camila Guindani
Chaline Detoni
Flávio De Almeida Lemos
Gabriel Batalha Leoni
Maria Candida Moreira De Almeida
Sara De Carvalho Zago
Tatiana Fernandes De Oliveria
Thiago Marconcini Rossi
Queremos convidar a todos para Divulgação pública do resultado do concurso público para prof. adjunto A - Vaga MC-089 - DEQ/EQ/UFRJ
Hoje, 28 de julho de 2021, às 15h
A transmissão será realizada pelo canal do Youtube da Escola de Química, link abaixo
https://youtu.be/rSs_ycovIYw
Provas dos candidatos:
Alexandre Mendonça Teixeira
Amanda Fernandes Silva
Felipe Souto Da Silva
Flávio Da Silva Fancisco
Este edital torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no processo seletivo para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Prezados alunos,
No âmbito do PRH-41, o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ oferece bolsas de pesquisa para alunos de graduação interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. Para mais informações sobre o PPE, acesse aqui.
As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.
A seleção dos bolsistas de graduação é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, serão concedidas 4 (quatro) bolsas de graduação, no valor de R$ 600,00 por mês cada, por um período máximo de 24 meses, para candidato que já concluiu todas as disciplinas do ciclo básico e ainda tenha, no mínimo, 24 meses até a conclusão dos seguintes cursos:
Engenharia do Petróleo (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Mecânica (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Elétrica (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Química (Escola de Química/UFRJ),
Engenharia de Bioprocessos (Escola de Química/UFRJ).
Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, com a documentação, para o Coordenador (Prof. David Castelo Branco – davidbranco@ppe.ufrj.br) com cópia para o Pesquisador Visitante (Bruno S. L. Cunha – slcunha.bruno@ppe.ufrj.br) do PRH-41/ANP
Inscrições até 2 de julho de 2021
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 22 a 25/06
Este edital torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no processo seletivo para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 07 a 11/06/2021
Divulgaçâo dos resultados: A partir de 20/06
VAGAS:
5 vagas PIEXP
1 vaga Ciências dos Materiais
1 vaga Química Ambiental
1 vaga Eletroquímica
Prazo de inscriçâo: até 12 de junho
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 20 a 31/05/2021
Divulgaçâo dos resultados: A partir de 14/06
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ e no Programa de Engenharia Química da COPPE-UFRJ.
Inscrição e envio da documentação: 17/04/2021 a 02/05/2021
Apresentação do Plano de Pesquisa: 04/05/2021 a 07/05/2021
Resultado: 10/05/2021
Interposição de recurso: 10/05/2021 a 11/05/2021
Resultado final após recursos: 12/05/2021
Processo Seletivo 2021/1 para pré-seleção de candidatos ao programa CAPES/BRAFITEC de intercâmbio acadêmico, com possibilidade de bolsa.
Previsão para início do intercâmbio em setembro de 2021 e duração de dois semestres acadêmicos.
Inscrições até 28/03/2021
Inscrições ENCERRADAS
Inscrições ENCERRADAS
PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM AS ESCOLAS DO GRUPO PARISTECH - 2020/2
A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais da Escola Politécnica, no uso de suas atribuições, torna público abertas as
inscrições para o processo seletivo para pré-seleção de candidatos ao programa de intercâmbio acadêmico com as Escolas do
Grupo PARISTECH - Modalidade Duplo Diploma.
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de Graduação da UFRJ: Engenharia Química; Engenharia de Bioprocessos; Química Industrial ou Engenharia de Petróleo.
Inscrições de 17/07/2020 a 31/07/2020.
Para se inscrever, o aluno de Engenharia Química da EQ/UFRJ deve estar no quinto ou sexto períodos, ter CRA > 6,5 e entrar em contato com um dos professores credenciados para orientação no PRH-EA para que seja o(a) orientador(a) principal do plano de projeto (ou monografia).
Inscrições de 17/06/2020 a 19/07/2020.
Poderão se inscrever no processo seletivo profissionais com doutorado em Engenharia Química ou em áreas afins, sem vínculos empregatícios e com dedicação exclusiva ao programa para que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, e com experiência comprovada (acadêmica e/ou industrial) nos setores de atuação do PRH 3.1.
Inscrições de 17/07/2020 a 05/08/2020.
Visando contribuir com a formação de profissionais habilitados a realizar uma operação mais segura das plantas industriais que lidam com processos químicos, a UFRJ oferece este curso de especialização com aulas aos sábados e duração anual.
Inscrições:
Prorrogadas até o breve lançamento do edital.
Aulas: 14/09/2019 a 12/09/2020.
Defesas: 31/10/2020. Carga horária: 360h.
O programa ANP para formação de recursos humanos em Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis está com oportunidade de bolsa para alunos da UFRJ de:
- Graduação em Engenharia Ambiental
- Graduação em Engenharia Química
- Graduação em Engenharia de Petróleo
- Graduação em Engenharia Elétrica
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Ambiental (PEA/POLI+EQ)
- Mestrado e Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB/EQ)
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Elétrica (PEE/COPPE)
Ao todo, são 5 bolsas para graduação, 2 para mestrado e 1 para doutorado.
O aluno deverá ser orientado por um dos professores do corpo docente do PRH-17.
Edital completo
Prorrogação do calendário
Retificação do edital
Este edital torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no processo seletivo para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Prezados alunos,
No âmbito do PRH-41, o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ oferece bolsas de pesquisa para alunos de graduação interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. Para mais informações sobre o PPE, acesse aqui.
As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.
A seleção dos bolsistas de graduação é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, serão concedidas 4 (quatro) bolsas de graduação, no valor de R$ 600,00 por mês cada, por um período máximo de 24 meses, para candidato que já concluiu todas as disciplinas do ciclo básico e ainda tenha, no mínimo, 24 meses até a conclusão dos seguintes cursos:
Engenharia do Petróleo (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Mecânica (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Elétrica (Escola Politécnica/UFRJ),
Engenharia Química (Escola de Química/UFRJ),
Engenharia de Bioprocessos (Escola de Química/UFRJ).
Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, com a documentação, para o Coordenador (Prof. David Castelo Branco – davidbranco@ppe.ufrj.br) com cópia para o Pesquisador Visitante (Bruno S. L. Cunha – slcunha.bruno@ppe.ufrj.br) do PRH-41/ANP
Inscrições até 2 de julho de 2021
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 22 a 25/06
Este edital torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no processo seletivo para distribuição de bolsas de Graduação (G) no Programa de CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH 3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP).
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 07 a 11/06/2021
Divulgaçâo dos resultados: A partir de 20/06
VAGAS:
5 vagas PIEXP
1 vaga Ciências dos Materiais
1 vaga Química Ambiental
1 vaga Eletroquímica
Prazo de inscriçâo: até 12 de junho
Requisitos: Poderão candidatar-se os alunos matriculados e inscritos em disciplinas no ano letivo de 2020, que comprovem terem sido aprovados na disciplina com grau igual ou superior a 7 (sete), devendo seu CRA ser igual ou superior a 6 (seis), e que não tenha sofrido sanção disciplinar.
Prazo de inscriçâo: de 20 a 31/05/2021
Divulgaçâo dos resultados: A partir de 14/06
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ e no Programa de Engenharia Química da COPPE-UFRJ.
Inscrição e envio da documentação: 17/04/2021 a 02/05/2021
Apresentação do Plano de Pesquisa: 04/05/2021 a 07/05/2021
Resultado: 10/05/2021
Interposição de recurso: 10/05/2021 a 11/05/2021
Resultado final após recursos: 12/05/2021
PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM AS ESCOLAS DO GRUPO PARISTECH - 2020/2
A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais da Escola Politécnica, no uso de suas atribuições, torna público abertas as
inscrições para o processo seletivo para pré-seleção de candidatos ao programa de intercâmbio acadêmico com as Escolas do
Grupo PARISTECH - Modalidade Duplo Diploma.
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de Graduação da UFRJ: Engenharia Química; Engenharia de Bioprocessos; Química Industrial ou Engenharia de Petróleo.
Inscrições de 17/07/2020 a 31/07/2020.
Para se inscrever, o aluno de Engenharia Química da EQ/UFRJ deve estar no quinto ou sexto períodos, ter CRA > 6,5 e entrar em contato com um dos professores credenciados para orientação no PRH-EA para que seja o(a) orientador(a) principal do plano de projeto (ou monografia).
Inscrições de 17/06/2020 a 19/07/2020.
Poderão se inscrever no processo seletivo alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ e no Programa de Engenharia Química da COPPE-UFRJ.
Inscrição e envio da documentação: 25/10/23 a 07/11/23
Poderão se inscrever no processo seletivo profissionais com doutorado em Engenharia Química ou em áreas afins, sem vínculos empregatícios e com dedicação exclusiva ao programa para que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, e com experiência comprovada (acadêmica e/ou industrial) nos setores de atuação do PRH 3.1.
Inscrição e envio da documentação: 22/08/23 a 08/09/23
EDITAL
Publicado em: qua, 23 out 2024 10:03:00 -0300
O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB) está selecionando um pesquisador para bolsa no âmbito do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos
(EPQB) está selecionando um pesquisador para bolsa no âmbito do Programa Institucional de
Pós-Doutorado (PIPD) da CAPES. A seleção seguirá a Portaria CAPES Nº 307, de 24 de
setembro de 2024, e a Portaria CAPES Nº 282, de 4 de setembro de 2024, além da Resolução
CEPG 04/2018.
EDITAL:
EDITAL COMPLETO (PDF)
CRONOGRAMA
Inscrição dos candidatos e envio de documentos: 01 a 20/10/2024 (prorrogado!)
Resultado preliminar: 25/10/2024
Prazo para pedido de reconsideração: 29/10/2024
Resultado final: 01/11/2024
Prazo de envio do ofício de indicação à PR2 pelo EPQB
(o prazo é definido pela PR2): 12/11/2024
RESULTADO:
Resultado final: Ata da Seleção (PDF)
Publicado em: ter, 01 out 2024 12:09:05 -0300
O Diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de inscrições para o concurso O Diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, nos termos do item 2, nas áreas de Operações e Processos na Indústria de Alimentos e Produção e Industrialização de Alimentos, nas disciplinas FT720 - Processos com Remoção de Calor, FT741 - Instrumentação e Controle de Processos, respectivamente, do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas.
EDITAL
Publicado em: seg, 30 set 2024 15:09:39 -0300
A Universidade Estadual de Campinas torna pública a abertura de inscrições para o concurso de provas e títulos para obtenção do Título de Livre Docente na A Universidade Estadual de Campinas torna pública a abertura de inscrições para o concurso de provas e títulos para obtenção do Título de Livre Docente na área de Básica de Engenharia de Alimentos, nas disciplinas FT410 – Fenômenos de Transporte I e FT510 – Fenômenos de Transporte II, do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Engenharia e Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas
EDITAL
Publicado em: seg, 30 set 2024 15:04:52 -0300
O PRH17/ANP está com edital com inscrições abertas para a seleção de: – 01 bolsa para Mestrado As inscrições vão até o dia * 29 DE
Estamos com oportunidades de pós-doutorado que estarão disponíveis nos próximos meses no Grupo QTNano e na divisão de simulações do CINE. As vagas são voltadas para
Estamos com oportunidades de pós-doutorado que estarão disponíveis nos próximos meses no Grupo QTNano e na divisão de simulações do CINE. As vagas são voltadas para áreas de simulações de materiais, incluindo: Edital para as vagas de ALUNO ESPECIAL em disciplinas do PPGCTA-UFRRJ, no segundo semestre de 2024. Período de Inscrições: 20/08/2024 – 06/09/2024 Link para Edital para as vagas de ALUNO ESPECIAL em disciplinas do PPGCTA-UFRRJ, no segundo semestre de 2024.
Período de Inscrições:
20/08/2024 - 06/09/2024
Link para inscrição:
https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=7405
Publicado em: qui, 22 ago 2024 21:47:50 -0300
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB) da UFRJ foi contemplado com 10 vagas de mestrado e 10 de doutorado no
Oportunidade de Bolsa Pesquisador na Empresa ME:
Oportunidade de Bolsa Pesquisador na Empresa DE2:
Este edital torna público o processo seletivo para implementação de uma (01) bolsa
de Pós-Doutorado (PD) no Programa de CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS E
SISTEMAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS – PRH-ANP
3.1 – EQ/PEQ-COPPE/UFRJ, vinculado ao Programa de Recursos Humanos da Agência
Nacional do Petróleo (PRH-ANP) em conjunto com a Financiadora de Inovação e
Pesquisa (FINEP).
As vagas destinam-se aos profissionais com graduação em Engenharia Química,
Engenharia de Bioprocessos, Química Industrial, Engenharia de Petróleo, Química ou
similar.
Mestrado profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis (MP-TPS)
O programa ANP para formação de recursos humanos em Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis está com oportunidade de bolsa para alunos da UFRJ de:
- Graduação em Engenharia Ambiental
- Graduação em Engenharia Química
- Graduação em Engenharia de Petróleo
- Graduação em Engenharia Elétrica
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Ambiental (PEA/POLI+EQ)
- Mestrado e Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB/EQ)
- Mestrado e Doutorado no Programa de Engenharia Elétrica (PEE/COPPE)
Ao todo, são 5 bolsas para graduação, 2 para mestrado e 1 para doutorado.
O aluno deverá ser orientado por um dos professores do corpo docente do PRH-17.
Edital completo
Prorrogação do calendário
Retificação do edital
Poderão se inscrever no processo seletivo profissionais com doutorado em Engenharia Química ou em áreas afins, sem vínculos empregatícios e com dedicação exclusiva ao programa para que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas, e com experiência comprovada (acadêmica e/ou industrial) nos setores de atuação do PRH 3.1.
Inscrições de 17/07/2020 a 05/08/2020.
Visando contribuir com a formação de profissionais habilitados a realizar uma operação mais segura das plantas industriais que lidam com processos químicos, a UFRJ oferece este curso de especialização com aulas aos sábados e duração anual.
Inscrições:
Prorrogadas até o breve lançamento do edital.
Aulas: 14/09/2019 a 12/09/2020.
Defesas: 31/10/2020. Carga horária: 360h.
O profissional de Química Industrial deve ter como base o domínio de conhecimentos fundamentais de fenômenos químicos, físicos e bioquímicos, com enfoque dirigido para pesquisa e o desenvolvimento de processos e de produtos químicos, para o processamento de produtos, para o controle da qualidade e para aspectos ligados ao meio ambiente.
O curso de Química Industrial possibilita ao aluno a realização de ênfase nas áreas de polímeros, materiais, petróleo e meio ambiente, através de disciplinas eletivas relevantes para o seu aperfeiçoamento.
A Engenharia Química é a mais multidisciplinar das engenharias, combinando princípios de diferentes áreas, tais como: química e física, biologia, microbiologia e biotecnologia, administração e economia, sempre com muita matemática. Esta multidisciplinaridade permite que o profissional formado neste curso atue nos mais diferentes setores, como indústrias químicas e petroquímicas, plantas de fabricação de fármacos e defensivos agrícolas, indústrias de alimentos, entre outros. Pode atuar ainda na pesquisa e emprego de novos materiais, assim como no setor financeiro e administrativo de grandes corporações.
Os Bioprocessos são conhecidos e utilizados pelo homem desde a época de A.C., porém nas últimas décadas tem tido destaque com soluções inovadoras e sustentáveis para as indústrias.
O Engenheiro de Bioprocessos, profissional de grande futuro intimamente ligado aos Processos da Biotecnologia, emprega conhecimentos de matemática, química, física e biologia para inovar e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego em larga escala de enzimas e/ou células vivas. Os processos desenvolvidos visam à conversão, de forma eficiente e segura, de matérias-primas naturais em fármacos, alimentos, bebidas e combustíveis. Estes profissionais podem atuar na melhoria e no desenvolvimento de processos e produtos biotecnológicos incluindo o controle e monitoramento destes processos, projetos de plantas industriais e de equipamentos, gestão de projetos e processos, ligados à área biotecnológica.
O curso possui uma importante ênfase nas áreas de Ciência de Alimentos e Engenharia de Alimentos, com uma sólida formação nas Ciências Básicas e Aplicadas, como Matemática, Química, Bioquímica, Físico-Química, Termodinâmica e Fenômenos de Transporte.
O Curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ surgiu como resultado da consolidação da experiência acumulada da UFRJ no setor Petróleo e Gás. Atuando ativamente na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias e na transferência destas ao setor industrial, a Escola Politécnica, a COPPE e a Escola de Química se uniram para oferecer essa habilitação de engenharia.
Abrange diversos campos do conhecimento, identificando as disponibilidades e avaliando os impactos do uso dos recursos naturais e das fontes energéticas e as tecnologias que possam participar na formação do saber e exercer influência nas estruturas de poder.
Além de sólidos conhecimentos em engenharia e da visão sistêmica de seus problemas, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental pretenderá exceder os limites cartesianos da engenharia, despertando em seus alunos o espírito crítico e criativo, imbuindo-os de uma forte postura ética e humanística cada vez mais necessária em todas as áreas do conhecimento, bem como habilitando-os para a gestão multi e interdisciplinar das atribuições do Engenheiro Ambiental.
O curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da UFRJ pretende revolucionar o ensino de Engenharia. O objetivo do curso é atender à necessidade de maior competitividade das indústrias devido à recente tendência de globalização da economia mundial. Assim, as indústrias nacionais estão mais atentas para a questão da modernização tecnológica e o mercado demanda um novo profissional de engenharia, com formação na área de controle e automação de sistemas, multidisciplinar por excelência, com o objetivo de suprir uma demanda futura dessas indústrias, tanto no que se refere ao desenvolvimento e manutenção de sistemas automatizados como à necessidade de profissionais com capacitação polivalente e sólida qualificação em informática.
Tem por objetivo a formação de profissionais de alta qualificação, em nível de mestrado e de doutorado, habilitados a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação sistemática de processos e produtos.
A natureza multidisciplinar destas atividades se reflete na diversidade de áreas existentes no Programa, englobando pesquisas de natureza experimental, teórica e computacional.
Além do mestrado e do doutorado acadêmicos, o EPQB também oferta o curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica.
Visa capacitar recursos humanos em Engenharia Ambiental e desenvolver as aptidões necessárias para a elaboração de novas técnicas e processos de gestão de sistemas ambientais, dando ênfase ao aprofundamento da formação científica e tecnológica, para que possam participar da construção do saber e garantir o desenvolvimento sustentável do País, através de projetos de pesquisa relevantes.
Ao se intitular “Tecnologia de Processos Sustentáveis”, o novo programa pretende atender aos alunos que pretendem realizar trabalhos mais tecnológicos, preenchendo, dessa forma, um nicho liberado pelo Mestrado Acadêmico, que mudou seu nome tornando-se mais orientado à Engenharia.
Assim sendo, a partir de 2019, o Mestrado Profissional passou a ter identidade própria, com um novo regulamento que já foi aprovado pelo Conselho de Ensino para graduados da UFRJ (CEPG).
Nossa homenagem de fim de ano a toda equipe da Escola de Química
Em comemoração à Semana Nacional da Ciência, realizamos o projeto “Mulheres na Ciência”, uma série de postagens com depoimentos de colaboradoras da Escola de Química da UFRJ, sobre a importância da ciência em nossas vidas.
A Edição nº 767 da RQI - Revista de Química Industrial - prestou uma homenagem especial ao Prof. Peter Rudolf Seidl.
Segue um pequeno trecho da matéria publicada:
"Peter acumula uma vasta trajetória de dedicação ao ensino e à pesquisa, exemplificada por mais de 150 trabalhos publicados, mais de uma dezena de livros e de capítulos de livro, orientação de mais de 20 alunos de doutorado e mais de 50 de mestrado, mais de 240 resumos apresentados em congressos e diversos prêmios e honrarias recebidos. Dentre esses pode-se citar, 2010-Tese de Ouro do Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Escola de Química da UFRJ; em 2011-Retorta de Ouro, Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro. E, em 2012, ganhou o prêmio "Inventor do Ano Petrobras", pelo patenteamento de uma formulação inibidora de corrosão para fluidos de acidificação de poços de petróleo."
A Edição nº 767 da RQI - Revista de Química Industrial - prestou uma homenagem especial ao Prof. Eduardo Falabella-Souza-Aguiar.
Segue um pequeno trecho da matéria publicada:
"Eduardo Falabella foi agraciado com muitas condecorações nacionais e internacionais. Recebeu diversos prêmios, destacando-se o Plínio Cantanhede, em 1994, como maior contribuição científica à área de petróleo e petroquímica no Brasil, o Governador Estado de São Paulo, em 1998, por sua patente internacional, e a Retorta de Ouro, em 2000, por suas realizações e contribuições à Comunidade Catalítica Nacional. Em 2005, foi agraciado com o prêmio Catálise e Sociedade, pela criação da Rede Nacional de Transformação Química de Gás Natural. Recebeu, em 2008, o Prêmio Nacional de Tecnologia da ABIQUIM por seus trabalhos em dimetiléter.
Em 2012, recebeu a Medalha Lavoisier do Conselho Regional de Química III Região por sua contribuição ao desenvolvimento da Química no Rio de Janeiro. No ano seguinte, recebeu o prêmio internacional James Oldshue do American Institute of Chemical Engineers por sua contribuição à Engenharia Química Mundial. Em 2014, foi agraciado internacionalmente com o prêmio máximo da Sociedad Iberoamericana de Catálisis como o investigador sênior que mais contribuiu para o desenvolvimento da Catálise em Ibero-América. Em 2017, foi convidado a proferir várias conferências na China, recebendo, ao final de sua estada, o título de Honorary Professor da China University of Petroleum, Qingdao."
Conheça o canal no YouTube da Escola de Química da UFRJ. Nele estão disponibilizadas palestras, mesas redondas e as entrevistas do "Fala Aí EQ", que são transmitidas ao vivo toda quinta feira às 19h.
Conheça, se inscreva, vamos fazer forte a nossa comunidade neste importante meio de comunicação de nossas atividades.
There was an error retrieving the videos from youtube.
No playlist ID has been set.