Trabalho de Conclusão de Curso

Protocolo para inscrição no TCC

  1. Os alunos devem enviar os formulários de requerimento de solicitação para efetivar a inscrição disponível no link para o email secaodeensino@eq.ufrj.br, até o final do prazo para alteração na inscrição em disciplinas. 
  2. Os formulários devem estar devidamente assinados pelos alunos, professor(es) orientador(es) e o chefe do departamento responsável pela disciplina ministrada na EQ pelo orientador. Só enviar à chefia do departamento o formulário já assinado pelo aluno e professor(es) orientador(es). Enviar sempre para a chefia do departamento com cópia para o orientador(es).
  3. Caso esteja tudo correto, sua inscrição será processada.

Normas gerais

Normas para alunos inscritos até 2019/1

Normas para alunos inscritos a partir de 2019/2

Normas para preparação do texto de TCC

Modelo para o TCC (drive)

Normas do SIBi para preparação do TCC

Protocolo para defesas de TCC

  1. O orientador responsável deve preencher o Aviso de Defesa (link) até uma semana antes da defesa, através do link
  2. A Comissão de Projeto Final e Monografia responderá em até 3 dias úteis para o orientador responsável sobre a aprovação do Aviso de Defesa. A defesa do TCC está condicionada à aprovação do Aviso de Defesa pela Comissão. 
  3. Caso o Aviso de Defesa seja aprovado, ele será divulgado no site da EQ pela Diretoria Adjunta de Graduação da EQ (incluindo o link da plataforma de videoconferência usado para a defesa). Defesas realizadas sem a prévia aprovação das bancas não serão consideradas válidas.
  4. O orientador responsável preencherá e assinará a Ata de Defesa (novo modelo). link
  5. Após a defesa, o orientador responsável fará o upload do texto final do TCC e da cópia da Ata, através do link, em formato PDF (o e-mail da EQ deve estar aberto no navegador para o upload).
  6. O lançamento da(s) nota(s) do(s) aluno(s) é condicionado ao upload destes arquivos.

Divulgação de defesas de TCC

Texto em construção.

Perguntas frequentes

Qual o prazo para solicitar a inscrição no TCC?

É o mesmo prazo estabelecido no Calendário Acadêmico do CEG/UFRJ para a inscrição (ou alteração de inscrição) em disciplinas.

Como solicitar a inscrição no TCC?

Verifique o procedimento na aba “Protocolo para inscrição no Trabalho de Conclusão de Curso” acima.

Após o TCC ser iniciado, é possível incluir outro(a) aluno(a)?

Sim, mas isso deve ser feito no mesmo período letivo em que o TCC for aberto, e até o final do período de alteração de inscrição em disciplinas. Nesse caso, todos os documentos obrigatórios para a inscrição devem ser enviados novamente, incluindo o nome do(a) novo(a) aluno(a), e deve ser explicado no e-mail enviado que se trata da inclusão de um(a) novo(a) aluno(a) em um TCC já existente.

Após o TCC ser iniciado, é possível trocar de Orientador(a)?

Sim. Isso está descrito nas normas sobre o TCC (Art. 2º, parágrafo 2º da Resolução 02/2019 da Congregação). No entanto, essa medida só deve ser usada em casos extremos, pois o(a) aluno(a) tem a opção de trancar o TCC e realizar um novo, fazendo uma nova inscrição.

É possível fazer inscrição em TCC fora do prazo?

Somente em casos excepcionais devidamente comprovados com documentos. OBS.: Não é o(a) aluno(a) quem determina o que é Excepcionalidade. Quem avalia se a situação apresentada caracteriza Excepcionalidade, ou não, para fins de inscrição em disciplinas fora do prazo é o Conselho de Coordenadores. A solicitação deve ser feita pelo site da EQ.  (link) A solicitação será avaliada pelo Conselho de Coordenadores, podendo o pedido ser aceito ou não, e o(a) aluno(a) pode consultar, no site da EQ, o calendário de reuniões, bem como o resultado dos requerimentos feitos. (link) OBS.: O calendário de reuniões é sempre divulgado no início de cada período letivo e o resultado dos requerimentos em até 3 dias úteis após a realização da mesma.

É possível fazer o trancamento do TCC?

Sim. o trancamento do TCC deve ser solicitado dentro do prazo para trancamento de inscrição em disciplinas estabelecido pelo Calendário Acadêmico do CEG/UFRJ (seja no primeiro ou segundo período de validade da inscrição no TCC). A solicitação deve ser feita pelo site da EQ. (link)  Se a solicitação for feita dentro do prazo, a documentação será verificada, e, estando tudo em ordem, o trancamento será efetuado pela Secretaria Acadêmica. OBS.: Se o TCC for composto por mais de um(a) aluno(a), não necessariamente todos(as) precisarão trancar, pois não há nenhuma regra sobre isso na Resolução 02/2019 da Congregação. Nesse caso, um(a) poderia trancar e os(as) demais seguirem normalmente com o TCC. 

É possível fazer o trancamento do TCC fora do prazo?

Somente em casos excepcionais devidamente comprovados com documentos. OBS.: Não é o(a) aluno(a) quem determina o que é Excepcionalidade. Quem avalia se a situação apresentada caracteriza Excepcionalidade, ou não, para fins de trancamento de disciplinas fora do prazo é o Conselho de Coordenadores. A solicitação deve ser feita pelo site da EQ. (link) A solicitação será avaliada pelo Conselho de Coordenadores, podendo o pedido ser aceito ou não, e o(a) aluno(a) pode consultar, no site da EQ, o calendário de reuniões, bem como o resultado dos requerimentos feitos. (link) OBS.: O calendário de reuniões é sempre divulgado no início de cada período letivo e o resultado dos requerimentos em até 3 dias úteis após a realização da mesma.

Até quando posso defender o TCC?

Como a inscrição no TCC tem validade de no máximo 2 (dois) períodos letivos regulares consecutivos, a defesa do TCC deverá ocorrer até o último dia do segundo período letivo em que seja válida a inscrição dos(as) alunos(as) no TCC. Os (As) alunos(as) que não defenderem seus TCCs até o prazo definido acima serão reprovados.

É possível prorrogar o prazo para defesa do TCC?

Não! A Resolução 02/2019 da Congregação da EQ não prevê mecanismos para prorrogar este prazo. OBS.: Em casos excepcionais devidamente comprovados com documentos, que impossibilitem a defesa do TCC no prazo, o(a) aluno(a) pode solicitar o trancamento fora do prazo. Não é o(a) aluno(a) quem determina o que é Excepcionalidade. Quem avalia se a situação apresentada caracteriza Excepcionalidade, ou não, para fins de trancamento de disciplinas fora do prazo é o Conselho de Coordenadores.A solicitação deve ser feita pelo site da EQ. (link) A solicitação será avaliada pelo Conselho de Coordenadores, podendo o pedido ser aceito ou não, e o(a) aluno(a) pode consultar, no site da EQ, o calendário de reuniões, bem como o resultado dos requerimentos feitos. (link)  OBS.: O calendário de reuniões é sempre divulgado no início de cada período letivo e o resultado dos requerimentos em até 3 dias úteis após a realização da mesma.

O que é necessário para defender o TCC?

A defesa do TCC consiste de uma apresentação oral sobre o trabalho e uma arguição por parte dos membros da banca examinadora. Um texto com o conteúdo do trabalho deve ser entregue aos membros da banca até 7 dias úteis antes da defesa. Uma semana antes da defesa, o orientador deve preencher o formulário de Aviso de Defesa (ver aba “Protocolo para Defesas de TCC” acima). Após a defesa, a Ata de Defesa e o texto do TCC devem ser enviados através do formulário de Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (ver aba “Protocolo para Defesas de TCC”) observando-se os prazos para colação de grau.

Após a defesa, quanto tempo leva para o lançamento do TCC no SIGA?

Isso pode levar alguns dias. Para que a nota seja lançada, o texto do TCC e a Ata de Defesa do TCC devem ser entregues através do formulário de Entrega do Trabalho de Conclusão de Curso. Caso a Ata esteja corretamente preenchida e o texto do TCC esteja formatado conforme as normas, a Comissão de Projeto Final e Monografia disponibilizará as informações para que a Seção de Ensino possa fazer o lançamento no SIGA. OBS.: Para os(as) alunos(as) que irão colar grau, é importante saberem que só estarão aptos a participar da colação após as etapas acima serem cumpridas, portanto estejam atentos(as) à data limite para o BOA estar zerado e não deixem para fazer tudo na última semana do prazo, para não correrem riscos desnecessários.

ATENÇÃO!

Em caso de dúvidas, o(a) aluno(a) deve entrar em contato com o(a) Orientador(a) ou com a Comissão de Projeto Final e Monografia EQ/UFRJ.

Contato: comissaopfm@eq.ufrj.br