Coordenação de cursos
Aqui você pode conhecer mais sobre como a equipe de coordenação atua para atender as demandas e desafios na administração dos cursos de graduação da Escola de Química.
Como atuamos
As atividades administrativas voltadas aos cursos de graduação são executadas pelos Coordenadores de Curso e com amplo apoio da Seção de Ensino da Escola de Química. Trabalhamos sempre interagindo com a Diretoria e outras Coordenações vinculadas à direção na Escola de Química.
Além disso, atuamos junto das Chefias de departamentos que oferecem disciplinas de graduação em cursos vinculados à Escola de Química. Nesse sentido, trabalhamos tanto com os departamentos da Escola de Química quanto com departamentos de outros institutos externos e fazemos todo intermédio na previsão e abertura de turmas no sistema SIGA.Por fim, trabalhamos no atendimento e análise de processos dos alunos de graduação, recepção e acolhimento dos nossos calouros e ingressantes, contato com a PR1 (Pró-Reitoria de graduação) e em propostas de melhorias e reforma na grade curricular.
Interação com a diretoria
Periodicamente nos reunimos com a diretoria da Escola de Química para obter atualizações sobre as demandas correntes em todos os outros setores da instituição. Em tempo, a diretoria também nos atualiza sobre os principais acontecimentos em outras instâncias da UFRJ.
Interação com outras coordenações
Interagimos com as coordenações vinculadas à diretoria, com apoio e consulta, mas não temos gerência sobre assuntos de estágio, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e intercâmbio e relações internacionais. Para estes assuntos, o aluno deve sempre procurar os coordenadores destes setores.
Interação com departamentos
Todo início de período letivo, os coordenadores de curso montam a previsão de turmas e enviam para as chefias de departamento que oferecem disciplinas nos cursos da Escola de Química. Cabe ao chefe de departamento a escolha do docente para cada disciplina e a decisão pelo número de vagas oferecidas. Por fim, nós inserimos a informação no sistema Siga.
Conselho de coordenadores
O que é
O Conselho de Coordenadores é uma reunião que ocorre periodicamente onde os coordenadores de todos os cursos da Escola de Química, a chefia da Seção de Ensino e um representante do Diretório Acadêmico discutem e decidem sobre assuntos relevantes da graduação, além de avaliar os requerimentos solicitados pelos alunos. O resultado é divulgado em até 3 dias úteis na página da Escola de Química.
Julgamento de requerimentos e processos
Os alunos podem solicitar ao conselho de coordenadores que analise uma dada situação considerada excepcional sobre inscrições, trancamento de inscrição e lançamento ou exclusão de notas. Para solicitar a análise do caso, um requerimento pode ser enviado via formulário on-line e anexando todos os comprovantes que caracterizem a situação como excepcional. O conselho de coordenadores irá julgar cada caso e, se a excepcionalidade for comprovada, o pedido será aceito.
Mas nem sempre cabe apenas ao conselho a decisão final! Mesmo que o conselho aprove algum pedido, ainda é possível que o mesmo não possa ser atendido. Por exemplo, a decisão pelo aumento de vagas em turmas lotadas cabe às chefias de departamento.
Como posso entrar com um requerimento?
O requerimento só pode ser solicitado pelo formulário on-line e você deve ainda anexar:
- Histórico ou Boletim (obtido no SIGA) e não precisa ser oficial.
- CRID (Confirmação de Resultado de Inscrição em Disciplinas) *
- Qualquer documento que comprove o caráter excepcional do seu pedido.
Para que o requerimento seja analisado no conselho de coordenadores, o mesmo deve ser submetido até 3 dias úteis antes da data do conselho (veja o nosso calendário!).
* Cuidado! O CRPID não serve!