O curso de Química Industrial foi pioneiro no ensino de Química no Brasil, tendo sido criado em 1911 na Escola Superior de Agricultura em Niterói, no Rio de Janeiro. Esta instituição viria a ser o embrião da Escola Nacional de Química, criada em 1933, e atualmente denominada Escola de Química.
Atendendo as diversas mudanças da indústria química brasileira, o curso de Química Industrial foi descontinuado em 1973. No entanto, devido ao advento da Química Fina este foi reativado em 1996 mantendo-se até os dias atuais, de forma moderna e abrangente a todas as áreas da indústria química nacional.
No âmbito de ampliar a oferta de vagas, em atendimento ao projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, surgiu a possibilidade de criação do cursos de Química Industrial em horário noturno.
O profissional de Química Industrial deve ter como base o domínio de conhecimentos fundamentais de fenômenos químicos, físicos e bioquímicos, com enfoque dirigido para pesquisa e o desenvolvimento de processos e de produtos químicos, para o processamento de produtos, para o controle da qualidade e para aspectos ligados ao meio ambiente.
O curso de Química Industrial possibilita ao aluno a realização de ênfase nas áresa de polímeros, materiais, petróleo e meio ambiente, através de disciplinas eletivas relevantes para o seu aperfeiçoamento.
No mercado de trabalho observa-se um dinamismo cada vez maior. A procura por profissionais capazes de se adaptarem rapidamente às modificações que ocorrem com uma freqüência crescente indica a necessidade de currículos preocupados com a formação dos alunos e não com a sua informação.
São características marcantes da estrutura curricular:
A estrutura curricular proposta para o Curso de Química Industrial está baseada no Perfil Profissional almejado pela Escola de Química para o seu egresso. O perfil profissional adotado para o Químico Industrial foi discutido e aprovado na Congregação da Escola de Química em 2000, sendo reproduzido a seguir:
O profissional deve ter como base o domínio de conhecimentos fundamentais de fenômenos químicos, físicos e bioquímicos, com enfoque dirigido para pesquisa e o desenvolvimento de processos e de produtos químicos, para o processamento de produtos, para o controle da qualidade e para aspectos ligados ao meio ambiente.
Esse perfil é atendido através de disciplinas que, de forma diferenciada, propiciam a construção do saber e a criação de competências. Essas disciplinas/assuntos podem ser agrupadas e classificadas em: Fundamentos e Formação Geral, Fundamentos da Química Industrial, Equipamentos, Processos e Produtos,conforme detalhado a seguir:
Outra forma de organizar os conteúdos no Currículo é proposta no Parecer 1303/2001, ligado à Resolução CNE/CES 08, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Química. Nessa forma, o currículo é dividido em núcleos: núcleo de conteúdos básicos, núcleo de conteúdos profissionalizantes e núcleo de conteúdos específicos.
Os Currículos de Graduação da Escola de Química, entre eles o Currículo de Química Industrial, são divididos em:
O Tronco Comum é formado por um conjunto de disciplinas comuns a todos os Cursos de Graduação da Escola de Química. Ele se estende até o quarto período do curso e tem como principal objetivo a formação dos alunos nas Ciências Básicas: Matemática, Física, Química e Computação, com enfoque voltado para os assuntos importantes para a futura formação específica no Bloco Específico.
Bloco EspecíficoO Bloco Específico é representado por um conjunto de disciplinas específicas para o curso de Química Industrial. Seu objetivo é a complementação da formação do aluno nas Ciências Básicas, principalmente na Química, e posterior apresentação e estudo de sua aplicação nas áreas típicas de atuação do profissional. Em paralelo são oferecidas algumas disciplinas que apresentam os fundamentos das mais importantes tecnologias da área, bem como um outro conjunto objetivando uma formação básica na grande área de Economia e Administração, esse último também comum a todos os cursos.
Tendo em mente a otimização da utilização dos recursos humanos disponíveis, algumas disciplinas desse Bloco são comuns a um ou mais Blocos Específicos dos outros cursos oferecidos pela EQ.
Bloco de Disciplinas EletivasO conjunto de disciplina eletivas representa o terceiro grande Bloco. Esse bloco encontra-se subdividido em dois sub-blocos: Eletivas de Escolha Condicionada e Eletivas de Escolha Livre.
O aluno deve completar, no mínimo, um total de 12 créditos (no mínimo 180 horas) em disciplinas pertencentes ao conjunto de Eletivas de Escolha Condicionada. Estas disciplinas têm como características tratarem de assuntos mais específicos, permitindo que o aluno se especialize, caso tenha interesse, em determinada área de atuação profissional, como por exemplo: Meio Ambiente, Biotecnologia, Polímeros, Materiais, Atividades de Pesquisa, etc.
Alguns destes conjuntos já estão organizados em ênfases, ou seja, em subconjuntos de disciplinas afins que, se cursadas segundo uma norma, propiciarão ao aluno uma formação mais aprofundada e estruturada em uma determinada área.
Outro ponto importante é a presença de disciplinas de pós-graduação do curso de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química no elenco de disciplinas eletivas de escolha condicionada do currículo de graduação em Química Industrial. Esta possibilidade foi implantada na Escola de Química no final da década de noventa, tendo sido inicialmente regulamentada por processo específico e, posteriormente, pela Resolução do Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa, CEPG/UFRJ (Resolução CEPG 05/01), que aprova a Regulamentação Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ, e que, por sua vez, fala sobre o assunto em seu art. 30º §2. Cabe ressaltar, que para que o aluno de graduação possa cursar essas disciplinas, ele deve satisfazer a um conjunto de requisitos mínimos ditados pela Congregação de Escola de Química (em 26/08/1992), ouvido o colegiado do Curso de Pós-Graduação (requisitos da EQ: i) ter cursado com aprovação, no mínimo, 160 créditos; ii) possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado - CRA - igual ou superior a 7,5 - Processo 000634/94-53). Essa possibilidade representa um dos mecanismos que permitem uma maior integração entre as atividades de graduação e de pós-graduação para alunos com desempenho acadêmico acima da média.
Além das disciplinas de Escolha Condicionada, o aluno deve cumprir, no máximo, um total de 08 créditos (no mínimo 120 horas) com disciplinas eletivas de Escolha Livre. Essas disciplinas, com a característica de poderem ser cursadas em qualquer Unidade da UFRJ, têm por objetivo propiciar aos alunos uma possibilidade de ampliação de sua formação geral. As disciplinas de escolha condicionada podem ser utilizadas no cumprimento deste requisito curricular.
Atividades Complementares Especiais (ACE) no Bloco de Disciplinas de Escolha CondicionadaDe acordo com a Lei 10.172 de 09/01/2001 da Presidência da República que aprova o Plano Nacional de Educação, foram incluídas Atividades Complementares Especiais (ACE), que correspondem a uma das atividades curriculares suplementares desenvolvidas durante o cursos da Escola de Química da UFRJ.
Além das atividades regulares, o aluno é estimulado a participar de atividades complementares representadas, principalmente, por: monitoria, iniciação científica, empresa júnior, visitas técnicas, seminários, mini-cursos etc.
A Iniciação Científica é incentivada desde o início do curso, podendo ser realizada na Escola de Química ou em outras Unidades da UFRJ. Há um grande Programa de Bolsas de Iniciação Científica na UFRJ, apoiado pelo CNPq, e os alunos são incentivados a apresentarem os seus trabalhos em Jornadas anuais, nas quais os debates e a troca de experiências são importantes em sua formação acadêmica, bem como no desenvolvimento da habilidade de comunicação.
O Centro de Tecnologia da UFRJ tem a sua Empresa Júnior, a Fluxo Engenharia; e a Escola de Química a sua Empresa Júnior, Legado. Os alunos da Escola de Química podem participar de suas atividades nas áreas afins aos seus cursos.
Visitas Técnicas são incentivadas, podendo ser organizadas pela coordenação e pelo Diretório Acadêmico ou em algumas disciplinas regulares do curso.
Anualmente, no mês de agosto ou setembro quando a EQ comemora a sua fundação, é organizada pela diretoria a chamada Semana da Escola de Química. Nessa semana, com as aulas suspensas, é desenvolvida uma intensa programação envolvendo atividades sociais, mesas redondas nas quais são discutidos assuntos de interesse nas áreas de atuação da EQ e mini-cursos para os alunos.
Visando contemplar estas ACE dois grupos de disciplinas de escolha condicionada foram incluídas no elenco de disciplinas de escolha condicionada: atividades complementares e atividades complementares de extensão.
As atividades complementares permitem que atividades que os alunos possam desenvolver durante sua graduação como, Iniciação Científica, Atividades Acadêmicas, Culturais ou Esportivas representando a UFRJ, ou ainda participação ou administração de empresa júnior e/ou liga estudantil, sejam incluídas em seu histórico. Foram incluídas quatro disciplinas desta natureza como condicionadas (EQWY01, EQWY02, EQWY03 e EQWY04). Tais atividades são avaliadas por uma comissão (Comissão de Atividades Complementares Especiais) após sua conclusão, sob normas próprias, e caso aprovadas, entram no histórico do aluno com carga horária e créditos correspondentes, sem conferir grau, sendo a atividade desenvolvida discriminada.
Outro conjunto de disciplinas que foi incluído temporariamente neste grupo de escolha condicionada, foram Atividades Complementares de Extensão, que contemplam:
Neste caso, o objetivo é atender as resoluções CEG N°02/2013 e 04/2014 que tratam da creditação das atividades de extensão nos cursos de graduação da UFRJ.
Esta inclusão visa também atender ao Plano Nacional de Educação (2011 - 2020) aprovado pelo Congresso Nacional estabelece, em seu item 12.7:
"assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária".
RCCs no Bloco de Disciplinas Eletivas de Escolha Condicionada:No conjunto de opções para o aluno integralizar os doze créditos de Escolha Condicionada há Requisitos Curriculares Complementares, que podem ser cursados dentro de um limite imposto pela Congregação da Escola de Química.
Em relação ao Estágio Supervisionado, além dos dois créditos obrigatoriamente cumpridos no EQWU93 - Estágio Supervisionado em Química Industrial, o aluno pode obter mais um total de dois créditos como Eletivos de Escolha Condicionada e abatê-los nos doze necessários. Isto é feito através dos RCCs EQWU31 e/ou EQWU32, necessariamente realizados em local distinto ao do EQWU093, mas seguindo todas as normas utilizadas para o Estágio Obrigatório.
Outros RCCs que permitem a utilização de seus créditos na integralização dos 12 créditos Eletivos de Escolha Condicionada são os RCCs relacionados à atividade de Monitoria (EQWX10 e EQWX11). Novamente, o número máximo de créditos que podem ser utilizados é igual a dois.
RCCs de Escolha Restrita - Atividades Específicas de Integração de Conhecimentos:O currículo prevê a realização de um Trabalho no Final do Curso com duração máxima de um ano. Nesta atividade o aluno, individualmente ou em pequenos grupos, desenvolve um Trabalho que tem como principal característica a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e seja de interesse para a área da Química Industrial. Esse Trabalho tem um orientador responsável, pertencente ao corpo docente da EQ, que é o responsável pelo seu bom andamento. Parte de sua avaliação é efetuada em sessão pública, com apresentação oral perante uma banca examinadora, que deverá ter acesso ao texto escrito com antecedência.
As normas que definem os detalhes da condução acadêmica e administrativa desta atividade foram definidas pela congregação da Escola de Química, em 24/06/2005 .
Com intuito de contemplar os alunos que tenham vocação para continuar os estudos em nível de pós-graduação, além do RCC EQWX03 - Projeto de Final de Curso - QI, foi também criado o EQWK03 - Monografia em Química Industrial. Neste segundo, o aluno trabalha especificamente um assunto em trabalho individual. Entre estes dois RCCs, o aluno é obrigado a optar por um.
Esses dois RCCs têm um pré-requisito especial, de modo a garantir que o aluno que os inicie já tenha um amadurecimento suficiente para absorver um de seus principais objetivos, que é o de mostrar a integração de diversos assuntos vistos em disciplinas isoladas ao longo do curso. Desta forma, de modo a evitar que alunos que não tenham completado até a metade do oitavo período se inscrevam nessa atividade, é utilizado um pré-requisito de 163 créditos cursados com aproveitamento (equivalentes à 2.600 horas para um aluno periodizado). Como os sistemas de registro acadêmico normalmente não contemplam esse tipo de requisito, ele é verificado caso a caso, na Seção de Ensino da Escola de Química, no momento da inscrição dos alunos nessa atividade.
Trabalho Final de CursoO currículo prevê a realização de um Trabalho no Final do Curso com duração máxima de um ano. Nesta atividade o aluno, individualmente ou em pequenos grupos, desenvolve um Trabalho que tenha como principal característica a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e seja de interesse para a área da Química Industrial. As normas que definem os detalhes da condução acadêmica e administrativa desta atividade foram definidas pela congregação da Escola de Química e estão divulgadas na Resolução 01/2010
Estágio Supervisionado ObrigatórioNessa atividade, além da vivência em ambiente profissional, espera-se que o aluno possa utilizar de forma integrada conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Todo Estágio Supervisionado tem um profissional orientador responsável no local de sua realização e é supervisionado por um docente da EQ.
Na Escola de Química há uma Comissão de Estágio Supervisionado, com atividades definidas pela Congregação (em 27/08/2004) e presidida pelo Coordenador de Estágio, que é a responsável pela aplicação das regras que organizam a atividade dos estágios supervisionados e pelo acompanhamento desta atividade.
A estrutura de requisitos na grade curricular foi montada tentando evitar ao máximo a criação de uma teia de requisitos que dificulte que o aluno progrida caso não seja aprovado em alguma disciplina, ou mesmo que uma reprovação em alguma disciplina represente a necessidade do aluno permanecer na Universidade por mais um período.
Há ainda a figura do requisito especial que não é representado por alguma disciplina, mas sim por um número de créditos cursados com aproveitamento. Ela é utilizada, como já comentado, nos Trabalhos de Final de Curso e para o Estágio Supervisionado.
As formas de avaliação utilizadas dependem da natureza da atividade acadêmica.
Disciplinas teóricas utilizam, na maioria dos casos, provas escritas, que, por decisão da congregação da Escola de Química, devem ser realizadas nos dias das aulas das disciplinas e com duração máxima igual a da aula. Algumas disciplinas teóricas também utilizam trabalhos na substituição de provas parciais. As disciplinas experimentais têm na sua maioria provas práticas acompanhadas de provas teóricas.
De uma forma geral, a avaliação das disciplinas é feita em duas etapas: A avaliação parcial e a avaliação final.
A avaliação parcial é composta por duas notas, normalmente geradas a partir de duas provas parciais. Caso o aluno obtenha nas avaliações parciais um grau médio igual ou superior a 7,0 (sete), ele é considerado aprovado, sendo dispensado da avaliação final. Caso a média da avaliação parcial seja inferior a 3,0 (três), o aluno é considerado reprovado, não podendo nem participar da avaliação final.
A avaliação final, representada via de regra por uma prova escrita, é feita pelos alunos que obtêm média entre 3,0 (três) e 6,9 (seis e nove) na avaliação parcial. Uma média aritmética entre o grau da prova final e o grau da avaliação parcial é feita, gerando a média final do aluno na disciplina. O aluno é estão considerado aprovado caso essa média final seja igual ou superior a 5,0 (cinco).
Os RCCs, por seu lado, têm procedimentos de avaliação próprios. O Estágio Supervisionado não confere grau, sendo a aprovação ou reprovação definida pelo professor supervisor ao analisar o Relatório Final do Estágio, que deve ser elaborado segundo modelo recomendado (ver Apêndice 05). O Projeto Final ou a Monografia conferem grau. Esse grau é composto a partir da avaliação de uma banca examinadora, que recebe o texto com antecedência e argúi a equipe responsável pela elaboração do trabalho em sessão pública, após sua apresentação. A nota final é uma composição (média aritmética) da nota dada pela banca examinadora e da nota conferida pelo professor responsável pela orientação (que pode ser diferenciada por alunos do grupo), gerando assim o grau final de cada componente do grupo. O aluno é considerado aprovado com grau final igual ou superior a 5,0 (cinco).
A distribuição da carga horária entre os diversos grupos de disciplinas e de RCCs no currículo de Química Industrial - Integral pode ser vista na tabela abaixo. O curso está previsto para se integralizado em cinco anos ( dez período letivos para o integral) e seis anos( 12 períodos letivos para o noturno), com um total de 3600 horas.
Item | Horas |
---|---|
Carga Horária Total de Disciplinas - Tronco Comum (h) | 1.395 |
Carga Horária Total de Disciplinas - Bloco Específico (h) | 1.650 |
Eletivas de Escolha Condicionada (h) | 180 |
Eletivas de Escolha Livre (h) | 120 |
RCC - Escolha Restrita - Integração de Conhecimentos (h) | 60 |
RCC - Estágio (h) | 195 |
Carga Horária Total (h) | 3.600 |
Também na aba Currículo são apresentados dados básicos (ementas, requisitos, carga horária e bibliografia básica e complementar) em relação ás disciplinas obrigatórias, requisitos curriculares complementares (RCCs) e disciplina de escolha condicionada do currículo. Com o objetivo de facilitar a consulta das ementas, elas estão organizadas por período letivo.
Na Grade Curricular as disciplinas são representadas por retângulos, nos quais são apresentados os respectivos códigos e nomes. As letras nos códigos identificam o Departamento responsável pela disciplina.
À direita em cada retângulo há quatro quadrículas. No vértice superior direito é indicado no número de créditos da disciplina, no segundo de cima para baixo a carga horária semanal teórica, na quadrícula logo abaixo a carga horária semanal prática e, finalmente, no vértice direito inferior, a carga horária semanal total.
As setas que interligam as disciplinas representam a estrutura de requisitos. Setas contínuas indicam requisitos obrigatórios, enquanto as tracejadas são requisitos recomendados.
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 18 | 3 | 315 | 21 |
Cálculo Diferencial e Integral I | MAC-118 | 6 | -- | 90 | 6 |
Ciências Sociais e Humanas Escolha Restrita I |
---- | 2 | -- | 30 | 2 |
Fundamentos de Desenho Técnico | EEG-111 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Introdução aos Cálculos de Processos | EQE-112 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Introdução aos Processos Químicos e Bioquímicos | EQW-112 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Química Geral - EQ | IQG-115 | 4 | -- | 60 | 4 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
TOTAL | -- | 16 | 9 | 375 | 21 |
Cálculo Diferencial e Integral II | MAC-128 | 4 | -- | 60 | 4 |
Física I - A | FIT-112 | 4 | -- | 60 | 4 |
Física Experimental I | FIS-111 | -- | 2 | 30 | 1 |
Química Analítica | IQA-121 | 4 | -- | 60 | 4 |
Química Analítica Experimental I | IQA-122 | -- | 4 | 60 | 2 |
Química Orgânica I - EQ | IQO-128 | 4 | -- | 60 | 4 |
Química Orgânical Experimental I - EQ | IQO-130 | -- | 3 | 45 | 2 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
TOTAL | -- | 18 | 6 | 360 | 21 |
Cálculo Diferencial e Integral III | MAC-238 | 4 | -- | 60 | 4 |
Física III - A | FIM-230 | 4 | -- | 60 | 4 |
Física Experimental III | FIN-231 | -- | 2 | 30 | 1 |
Físico-Química I | IQF-244 | 6 | -- | 90 | 6 |
Química Experimental - EQ | IQG-231 | -- | 4 | 60 | 2 |
Química Orgânica II - EQ | IQO-235 | 4 | -- | 60 | 4 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 16 | 7 | 345 | 20 |
Cálculo Diferencial e Integral IV | MAC-248 | 4 | -- | 60 | 4 |
Álgebra Linear II - EQ | MAE-245 | 4 | -- | 60 | 4 |
Fenômenos de Superfície e Eletroquímica | IQF-248 | 4 | -- | 60 | 4 |
Bioquímica - EQ | IQB-248 | 4 | 2 | 90 | 5 |
Química Analítica Experimental II | IQA-243 | -- | 2 | 30 | 1 |
Química Orgânica Experim. II - EQ | IQO-246 | -- | 3 | 45 | 2 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 22 | 3 | 375 | 23 |
Introdução à Química Quântica | IQF-358 | 4 | -- | 60 | 4 |
Fenômenos de Transporte | EQE-350 | 4 | -- | 60 | 4 |
Ciência Sociais e Introdução à Economia | EQE-360 | 3 | -- | 45 | 3 |
Ciência dos Materiais | EQI-365 | 4 | -- | 60 | 4 |
Microbiologia Industrial | EQB-353 | 3 | 1 | 60 | 3 |
Físico-Química Experimental | IQF-359 | -- | 2 | 30 | 1 |
Estatística | MAD-469 | 4 | -- | 60 | 4 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 24 | -- | 360 | 24 |
Análise Instrumental | IQA-364 | 2 | -- | 30 | 2 |
Química Inorgânica - EQ | IQG-244 | 4 | -- | 60 | 4 |
Termodinâmica | EQE-359 | 4 | -- | 60 | 4 |
Administração e Organização Ind. | EQE-470 | 3 | -- | 45 | 3 |
Bioprocessos Industriais | EQB-475 | 4 | -- | 60 | 4 |
Química Ambiental | EQI-366 | 4 | -- | 60 | 4 |
Mineralogia Industrial | EQI-071 | 3 | -- | 45 | 3 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 20 | 6 | 390 | 24 |
Cinética Química e Reatores | EQE-364 | 5 | -- | 75 | 5 |
Operações de Separação | EQE-367 | 4 | -- | 60 | 4 |
Planejamento e Avaliação de Projetos | EQE-486 | 3 | -- | 45 | 3 |
Tecnologia Orgânica I | EQO-364 | 4 | -- | 60 | 4 |
Eletroquímica Aplicada | EQI-473 | -- | 2 | 30 | 2 |
Processos Inorgânicos I | EQI-471 | 4 | -- | 60 | 4 |
Tecnologia de Bioprocessos - Experim. | EQB-476 | -- | 4 | 60 | 2 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 14 | 8 | 330 | 18 |
Eletiva | -- | -- | -- | -- | 4 |
Instrumentação e Controle Industrial | EQE-480 | 1 | 2 | 45 | 2 |
Processos Inorgânicos II | EQI-481 | 4 | -- | 60 | 4 |
Processos Inorgânicos - Experim. | EQI-472 | -- | 4 | 60 | 2 |
Análise Orgânica Instrumental | EQO-099 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Tecnologia Orgânica II | EQO-472 | 4 | -- | 60 | 4 |
Tratamento de Resíduos Industriais | EQI-067 | 3 | -- | 45 | 3 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | 9 | 4 | 195 | 11 |
Eletivas | -- | -- | -- | -- | 8 |
Projeto Final | -- | -- | -- | -- | 2 |
Tecnologia Orgânica Experim. | EQO-595 | -- | 4 | 60 | 2 |
Segurança de Processos e Prevenção de Perdas | EQE-592 | 3 | -- | 45 | 3 |
Qualidade na Indústria Química | EQW-594 | 3 | -- | 45 | 3 |
Ciências Sociais e Humanas Escolha Restrita II |
-- | 3 | -- | 45 | 3 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Total | -- | -- | -- | 195 | 2 |
Eletivas | -- | -- | -- | -- | 8 |
Estágio Supervisionado | EQW-U93 | -- | -- | 195 | 2 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Introdução à Metodologia Científica | EQE-040 | 2 | 30 | 2 | |
Formação Industrial do Brasil | EQE-042 | 2 | 30 | 2 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
T | P | ||||
Introdução à Operações e Logística | EQE-043 | 3 | 45 | 3 | |
Gestão da Inovação | EQE-045 | 3 | 45 | 3 |
Disciplinas | Código | CH Semanal | CH Total | Créditos | |
---|---|---|---|---|---|
Filtro: | T | P | |||
Alternativas Tecnologicamente Sustentáveis no Processamento de Óleos Vegetais | EQE-706 | 3 | |||
Análise Orgânica Instrumental | EQO-099 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Análise Térmica de Materiais e Processos | EQI-750 | 3 | |||
Aproveitamento Biotecnológico de Recursos Naturais | EQB-703 | 3 | |||
Arte Africana Afro-brasileira | BAH-237 | ||||
Atividade Complementar I | EQW-Y01 | 135 | 3 | ||
Atividade Complementar II | EQW-Y02 | 45 | 1 | ||
Atividade Complementar III | EQW-Y03 | 45 | 1 | ||
Atividade Complementar IV | EQW-Y04 | 60 | 2 | ||
Biocombustíveis e Biorefinaria | EQB-064 | 2 | 3 | ||
Bioengenharia Tecidual | BMH-071 | 3 | -- | 45 | 3 |
Bioquímica Tecnológica | EQB-704 | 3 | |||
Bioquímica Tecnológica II | EQB-073 | 3 | -- | 45 | 3 |
Biorreações e Biossistemas | EQB-721 | 3 | |||
Biorreatores Conceitos Aplicações | EQB-065 | 3 | -- | 45 | 3 |
Biorreatores para Células Animais | EQB-080 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Biossegurança | EQB-061 | 2 | -- | 30 | 2 |
Biossensores e Sistemas de Análise Aplicados a Bioprocessos | EQB-713 | 3 | |||
Biotecnologia Farmacêutica: Conceitos Básicos | EQB-070 | 2 | 2 | ||
Caracterização Reológica de Materiais, Petróleo e Derivados | EQO-701 | 3 | |||
Caracterização Tecnológica para Análise Térmica | EQO-773 | 3 | |||
Comercialização na Indústria Química | EQW-002 | 2 | -- | 30 | 2 |
Catalisadores: Caracterização e Avaliação | EQE-701 | 3 | |||
Cinética de Reações Heterogêneas | EQE-762 | 3 | |||
Cinética Química e Bioquímica | EQE-713 | 3 | |||
Comércio Exterior | EQO-093 | 3 | -- | 45 | 3 |
Compósitos Poliméricos: Modelagem dos Processos de Obtenção | EQE-758 | 3 | |||
Computação Científica Aplicada | EQE-044 | 3 | -- | 45 | 3 |
Condicionamento Industrial de Águas | EQI-066 | 3 | -- | 45 | 3 |
Controle Avançado de Processos | EQE-016 | 3 | -- | 45 | 3 |
Controle Simulação Processos Químicos e Bioquímicos | EQE-709 | 3 | |||
Corrosão | EQI-061 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Cromatografia Industrial I | EQO-087 | 2 | -- | 30 | 2 |
Cultivo de Células Animais | EQB-079 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Curso de Extensão I | EQW-Z21 | 30 | |||
Curso de Extensão II | EQW-Z22 | 45 | |||
Curso de Extensão III | EQW-Z23 | 60 | |||
Desenvolvimento de Células Animais Recombinantes e Bancos Celulares | EQB-071 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Desenvolvimento Não Clínico, Clínico e Registro de Produtos Biofarmacêuticos | EQB-072 | 3 | -- | 45 | 3 |
Dinâmica e Controle de Processos Químicos e Bioquímicos | EQE-768 | 3 | |||
Ecologia Industrial | EQI-078 | 2 | -- | 30 | 2 |
Empreendedorismo | EQO-091 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Engenharia Bioquímica | EQB-705 | 3 | |||
Engenharia de Biossistemas | EQB-074 | 2 | 1 | 45 | 2 |
Engenharia de Processos | EQE-770 | 3 | |||
Engenharia do Meio Ambiente Experimental | EQB-004 | -- | 4 | 60 | 2 |
Engenharia Metabólica | EQB-058 | 3 | -- | 45 | 3 |
Enzimologia Aplicada | EQB-706 | 3 | |||
Estágio Supervisionado - EB-01 | EQW-U71 | 90 | 1 | ||
Estágio Supervisionado - EB-02 | EQW-U72 | 180 | 2 | ||
Estrutura da Indústria Química | EQO-705 | 3 | |||
Estrutura da Linguagem Brasileira de Sinais I | LEF-599 | ||||
Estudos no Exterior I | EQW-K80 | 360 | |||
Estudos no Exterior II | EQW-K81 | 360 | |||
Estudos no Exterior III | EQW-K82 | 360 | |||
Estudos no Exterior IV | EQW-K83 | 360 | |||
Eventos de Extensão I | EQW-Z41 | 30 | |||
Eventos de Extensão II | EQW-Z42 | 45 | |||
Eventos de Extensão III | EQW-Z43 | 60 | |||
Fenômenos de Transporte Avançado | EQE-718 | 3 | |||
Fenômenos Interfaciais | EQE-716 | 3 | |||
Fermentações em Estado Sólido | EQB-077 | 2 | -- | 30 | 2 |
Física II - A | FIT-122 | ||||
Física Experimental II | FIS-121 | 30 | 1 | ||
Física IV - A | FIM-240 | ||||
Física Experimental IV | FIN-241 | 30 | |||
Fluidodinâmica Computacional | EQE-029 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Fluidodinâmica Computacional | EQE-704 | 3 | |||
Fundamentos de Biomineralização | BMH-070 | ||||
Fundamentos de Nanotecnologia | EQI-705 | 3 | |||
Gestão Ambiental | EQW-005 | 2 | -- | 30 | 2 |
Imobilização de Biomoléculas, Células e Tecidos | EQB-717 | 3 | |||
Imobilização de Biomoléculas, Células e Tecidos aplicada a Bioprocessos | EQB-076 | 2 | -- | 30 | 2 |
Incêndio Industrial: Modelagem, Simulação Prevenção Comb. | EQE-036 | 3 | -- | 45 | 3 |
Instrumentação e Automação Industrial de Processos | EQE-026 | 2 | 2 | 60 | 3 |
Introdução à Bioinformática | IQB-001 | ||||
Introdução à Nanotecnologia | EQI-073 | 3 | -- | 45 | 3 |
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo Inov Indústria do Petróleo e Gás | EQO-098 | 3 | -- | 45 | 3 |
Métodos Matemáticos | EQE-703 | 3 | |||
Microbiologia Industrial Experimental | EQB-043 | 1 | 4 | 75 | 3 |
Microorganismos e o Ambiente | EQB-747 | 3 | |||
Monitoria I | EQW-X10 | 45 | 1 | ||
Monitoria II | EQW-X11 | 45 | 1 | ||
Otimização | EQE-757 | 3 | |||
Otimização em Engenharia Química | EQE-002 | 3 | -- | 45 | 3 |
Planejamento e Análise de Experimentos | EQO-083 | 60 | 3 | ||
Planejamento e Análise Estatística de Dados | EQO-715 | 3 | |||
Princípios da Indústria de Alimentos | EQB-066 | 3 | -- | 45 | 3 |
Processamento Microbiológico de Alimentos | EQB-055 | 1 | 3 | 60 | 3 |
Processos de Separação por Membranas | EQE-012 | 3 | -- | 45 | 3 |
Processos Oxidativos Avançados aplicados ao Tratamento de Águas e Efluentes | EQI-711 | 3 | |||
Programas e Projetos de Extensão I | EQW-Z01 | 30 | |||
Programas e Projetos de Extensão II | EQW-Z02 | 45 | |||
Programas e Projetos de Extensão III | EQW-Z03 | 30 | |||
Projeto e Empreendedorismo Setor Biofarmacêutico | EQE-039 | ||||
Propriedade e Aplicação de Polissacarídeos | EQO-094 | 30 | 2 | ||
Redes Neuronais aplicadas a Processos Químicos e Bioquímicos | EQE-717 | 3 | |||
Relações Interétnicas | FCA-627 | ||||
Requerimentos Regulatórios Relacionados Produtos e Processos | EQB-078 | 3 | -- | 45 | 3 |
Reúso de Águas e Efluentes Industriais | EQI-703 | 3 | |||
Separação e Purificação de Produtos Biofarmacêuticos | EQE-048 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Simulação e Otimização de Processos Químicos | EQE-038 | 2 | 1 | 45 | 3 |
Tecnologia de Biocombustíveis II | EQO-100 | 2 | -- | 30 | 2 |
Tecnologia de Bioprodutos | EQB-011 | 3 | -- | 45 | 3 |
Tecnologia de Polímeros | EQO-082 | 2 | -- | 30 | 2 |
Tecnologia dos Processos Fermentativos Experimental | EQB-045 | -- | 6 | 90 | 3 |
Tecnologia em Biocombustíveis I | EQB-075 | 2 | -- | 30 | 2 |
Termodinâmica Aplicada | EQE-731 | 3 | |||
Termoprocessamento e Reciclagem de Rejeitos Sólidos e Gasosos | EQI-701 | 3 | |||
Tópicos Especiais I | EQW-011 | 30 | 2 | ||
Tópicos Especiais II | EQW-012 | 30 | 2 | ||
Tópicos Especiais III | EQW-013 | 45 | 3 | ||
Tópicos Especiais IV | EQW-014 | 45 | 3 | ||
Tratamento de Efluentes Industriais | EQI-797 | 3 | |||
Tratamento de Resíduos Industriais | EQI-067 | 3 | -- | 45 | 3 |
Utilidades e Projeto de Plantas Biofarmacêuticas | EQE-047 | 3 | -- | 45 | 3 |
Viabilidade Econômica de Projetos no Setor Biofarmacêutico | EQE-046 | 3 | -- | 45 | 3 |
Visitas em Tecnologias Inorgânicas | EQI-U11 | -- | 2 | 30 | 2 |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-040 | Introdução à Metodologia Científica |
EQE-112 | Introdução aos Cálculos de Processo |
EQW-042 | Formação Industrial do Brasil |
EQW-112 | Introdução aos Processos Químicos e Bioquímicos |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-353 | Microbiologia Industrial |
EQE-350 | Fenômenos de Transporte |
EQE-360 | Ciências Sociais e Introdução à Economia |
EQI-365 | Ciências dos Materiais |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-475 | Bioprocessos Industriais |
EQE-359 | Termodinâmica |
EQE-470 | Administração e Organização Industrial |
EQI-366 | Química Ambiental |
EQI-071 | Mineralogia Industrial, Energética e Ambiental |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-476 | Tecnologia de Bioprocessos Experimental |
EQE-364 | Cinética Química e Reatores |
EQE-367 | Operações de Separação |
EQE-486 | Planejamento e Avaliação de Projetos |
EQI-471 | Processos Inorgânicos I |
EQI-473 | Eletroquímica Aplicada |
EQO-364 | Tecnologia Orgânica I |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-480 | Instrumentação e Controle Industrial |
EQI-067 | Tratamento de Resíduos Industriais |
EQI-472 | Processos Inorgânicos Experimental |
EQI-481 | Processos Inorgânicos II |
EQO-099 | Análise Orgânica Instrumental |
EQO-472 | Tecnologia Orgânica II |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-045 | Gestão da Inovação |
EQE-592 | Seguranca de Processos e Prevenção de Perdas |
EQO-080 | Gestão da Inovação na Indústria de Polímeros |
EQO-092 | Gestão Tecnológica e Propriedade Industrial |
EQO-594 | Qualidade na Industria Química |
EQO-595 | Tecnologia Orgânica Experimental |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-004 | Engenharia do Meio Ambiente Experimental |
EQB-011 | Tecnologia de Bioprodutos |
EQB-045 | Tecnologia Processos Fermentativos Experimental |
EQB-064 | Biocombustíveis e Biorrefinarias |
EQB-065 | Biorreatores: Conceitos e Aplicações |
EQB-066 | Princípios da Indústria de Alimentos |
EQB-473 | Fundamentos de Engenharia Bioquímica Experimental |
EQB-483 | Enzimologia |
EQB-043 | Microbiologia Industrial Experimental |
EQB-061 | Biossegurança |
EQB-472 | Bioquímica Tecnológica |
EQE-005 | Catálise |
EQE-006 | Termodinâmica II |
EQE-012 | Processos de Separação por Membranas |
EQE-036 | Incêndio Industrial: Modelagem, Simulação e Prevenção |
EQE-044 | Computação Científica aplicada a Processos Químicos |
EQE-024 | Estrutura da Indústria de Petróleo e Gás |
EQI-061 | Corrosão |
EQE-038 | Simulação e Otimização de Processos Químicos |
EQI-066 | Condicionamento Industrial de Águas |
EQI-068 | Tecnologia de Fertilizantes |
EQI-073 | Introdução à Nanotecnologia |
EQI-078 | Ecologia Industrial |
EQI-074 | Introdução a Engenharia de Processos Inorgânicos |
EQO-076 | Processamento Gás Natural |
EQO-077 | Petroquimica |
EQO-078 | Introdução ao Refino de Petroléo |
EQO-082 | Tecnologia de Polímeros |
EQO-083 | Planejamento e Análise de Experimentos |
EQO-086 | Desenvolvimento de Produtos I |
EQO-087 | Cromatografia Industrial I |
EQO-088 | Tecnologia de Refino Petróleo e Gás natural |
EQO-089 | Controle e Monitoramento Qualidade de Derivados Petróleo |
EQO-090 | Produtos Setor Combustíveis e Lubrificantes |
EQO-091 | Empreendedorismo |
EQO-093 | Comércio Exterior |
EQO-098 | Mecanismos de Desenvolvimento Limpo Inov. Indústria do Petróleo e Gás |
EQW-003 | Marketing |
EQW-005 | Gestão Ambiental |
EQW-002 | Comercialização na Indústria Química |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-040 | Introdução à Metodologia Científica |
EQE-112 | Introdução aos Cálculos de Processo |
EQW-042 | Formação Industrial do Brasil |
EQW-112 | Introdução aos Processos Químicos e Bioquímicos |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-350 | Fenômenos de Transporte |
EQE-359 | Termodinâmica |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-353 | Microbiologia Industrial |
EQE-045 | Gestão da Inovação |
EQE-360 | Ciências Sociais e Introdução à Economia |
EQI-365 | Ciências dos Materiais |
EQO-080 | Gestão da Inovação na Indústria de Polímeros |
EQO-092 | Gestão Tecnológica e Propriedade Industrial |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-475 | Bioprocessos Industriais |
EQE-364 | Cinética Química e Reatores |
EQE-470 | Administração e Organização Industrial |
EQI-366 | Química Ambiental |
EQI-472 | Processos Inorgânicos Experimental |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-476 | Tecnologia de Bioprocessos Experimental |
EQI-471 | Processos Inorgânicos I |
EQI-473 | Eletroquímica Aplicada |
EQI-071 | Mineralogia Industrial, Energética e Ambiental |
EQO-364 | Tecnologia Orgânica I |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-367 | Operações de Separação |
EQE-480 | Instrumentação e Controle Industrial |
EQE-486 | Planejamento e Avaliação de Projetos |
EQO-472 | Tecnologia Orgânica II |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQI-067 | Tratamento de Resíduos Industriais |
EQI-481 | Processos Inorgânicos II |
EQO-099 | Análise Orgânica Instrumental |
EQO-594 | Qualidade na Industria Química |
EQO-595 | Tecnologia Orgânica Experimental |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQE-592 | Seguranca de Processos e Prevenção de Perdas |
Código | Nome da Disciplina |
---|---|
EQB-004 | Engenharia do Meio Ambiente Experimental |
EQB-011 | Tecnologia de Bioprodutos |
EQB-045 | Tecnologia Processos Fermentativos Experimental |
EQB-064 | Biocombustíveis e Biorrefinarias |
EQB-065 | Biorreatores: Conceitos e Aplicações |
EQB-473 | Fundamentos de Engenharia Bioquímica Experimental |
EQB-483 | Enzimologia |
EQB-043 | Microbiologia Industrial Experimental |
EQB-061 | Biossegurança |
EQB-472 | Bioquímica Tecnológica |
EQE-005 | Catálise |
EQE-006 | Termodinâmica II |
EQE-012 | Processos de Separação por Membranas |
EQE-044 | Computação Científica aplicada a Processos Químicos |
EQE-024 | Estrutura da Indústria de Petróleo e Gás |
EQI-061 | Corrosão |
EQI-066 | Condicionamento Industrial de Águas |
EQI-068 | Tecnologia de Fertilizantes |
EQI-073 | Introdução à Nanotecnologia |
EQI-078 | Ecologia Industrial |
EQI-074 | Introdução a Engenharia de Processos Inorgânicos |
EQI-U11 | Visitas em Tecnologias Inorgânicas |
EQO-076 | Processamento Gás Natural |
EQO-077 | Petroquimica |
EQO-078 | Introdução ao Refino de Petroléo |
EQO-082 | Tecnologia de Polímeros |
EQO-083 | Planejamento e Análise de Experimentos |
EQO-086 | Desenvolvimento de Produtos I |
EQO-087 | Cromatografia Industrial I |
EQO-088 | Tecnologia de Refino Petróleo e Gás natural |
EQO-089 | Controle e Monitoramento Qualidade de Derivados Petróleo |
EQO-090 | Produtos Setor Combustíveis e Lubrificantes |
EQO-091 | Empreendedorismo |
EQO-093 | Comércio Exterior |
EQO-098 | Mecanismos de Desenvolvimento Limpo Inov. Indústria do Petróleo e Gás |
EQW-003 | Marketing |
EQW-005 | Gestão Ambiental |
EQW-002 | Comercialização na Indústria Química |